Receba os convidados!... e deixe os detalhes por nossa conta!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Receita de Fondue...basica!


   difícil não gostar de fondue de queijo, certo? Aquele pãozinho torrado, a consistência do queijo... Mas prepará-lo, usando as receitas tradicionais, exige algum empenho e cuidado: não é difícil transformar tudo numa grande bola de queijo. Sem contar que o valor, dependendo dos queijos empregados, pode ficar meio “salgado” demais.
Aqui vai uma receita bastante simples de fondue, que bolei para uma reunião de amigos. Apenas 10 minutinhos de preparo, sem nenhuma dificuldade, e um preço bem interessante.
Rendimento:
Duas pessoas, bem servido.
Ingredientes:
- 2 copos de requeijão (200gr / copo) comum, não light;
- 200gr de Gruyere;
- 1 dente de alho;
- 1 pão italiano grande ou um pacote de bisnaguinhas.
Preparo:
Rale todo o queijo num ralador grosso e coloque numa panela qualquer, de preferência antiaderente, e acrescente o requeijão. Coloque também o alho, descascado, inteiro. Aqueça em fogo médio, e misture até ficar uma massa homogênea, cuidando para nunca levantar fervura. Retire o alho de dentro da panela e está pronto!
Caso você não vá utilizar um rechaud para manter aquecido, recomendo o uso de uma panela grossa, de vidro, barro ou aquelas antigas de ferro fundido, pois estas conservarão a temperatura por mais tempo. À medida que o fondue esfria ele se torna mais espesso...
 
Viu como é simples? Com essa proporção de queijo / requeijão, a consistência irá ficar perfeita. Você pode também experimentar outros queijos, no entanto, dependendo da cura do queijo escolhido a consistência talvez não fique ideal, neste caso, basta acrescentar mais queijo, para engrossar, ou uma colherzinha de sopa de conhaque, para diluir. Vinho branco também pode ser usado, 100 ml tem um resultado similar a uma colher de sopa de conhaque, no entanto, com mais sabor.
Para molhar no fondue, o mais clássico é usar pão italiano, basta cortá-lo em cubos. Se preferir, ou se não encontrar pão italiano, aquelas bisnaguinhas de pacote ficam muito boas também! Basta cortá-las em fatias, dispor numa assadeira com um fio de azeite e – opcionalmente – orégano e colocar por cinco minutos no forno já pré-aquecido na máxima temperatura ou até dourar.
Coisa linda!

Frio...uma boa pedida...Fondue!

Para este tipo de fondue, além do queijo, você vai precisar de uma cesta de pão. Siga atentamente a receita que você escolheu. Não há como errar. Se a fondue engrossar, aqueça à parte um pouco de vinho e despeje na massa sem parar de mexer. Se a fondue ficar mole, junte um pouco mais de queijo ralado, sem parar de mexer, até a massa encorpar. Outra opção é adicionar um pouco de maisena dissolvida em leite morno. Mexa até encorpar. Se a massa empelotar - isto normalmente acontece quando mistura-se vinho muito doce. Para melhorar a textura, acrescente suco de limão, vinagre e vinho seco. Ah, cada vez que mergulhar o pão na massa de queijo, não deixe de mexer. Assim o fondue continuará cremoso até o fim. Se preferir, tempere com páprica ou sementes de erva-doce. Os queijos mais indicados para fazer a fondue são: Emmenthal do allgau ou suíço: queijo duro, amarelo-claro, de sabor suave. Ideal para ser fundido após 6 meses de cura. Bel paese: queijo italiano amanteigado, bem suave e cremoso. Deve ser combinado com um queijo mais duro. Cantal: queijo francês bem curado, aromático e meio duro. Cheddar: queijo inglês suave, duro, de consistência farinhosa. Antes de fazer a fondue, corte-o em cubos pequenos. Chester: queijo inglês duro. O de cura recente é suave, já o de cura mais antiga tem sabor mais aromático e forte. É um queijo que derrete com facilidade. Comté: queijo francês duro, parecido com o gruyère, dá bons resultados depois de derretido. Edam: queijo de sabor suave. Emmenthal: queijo suíço duro, de sabor suave. Depois de bem curado ganha um sabor bem forte. Fontina: queijo italiano gorduroso, de aroma suave e sabor levemente adocicado. Gouda: queijo cremoso, delicado e macio. Derrete com facilidade. Gruyère: queijo suíço, duro e com um sabor mais forte que o emmenthal. Mussarela: queijo italiano, levemente ácido. É indicado para preparar fondues à base de leite e não dá bons resultados quando misturados com bebida alcóolica. Provolone: queijo italiano de casca bem dura e com um sabor adocicado quando fresco. Já curado torna-se picante. Para fondues deve-se misturar com emmenthal ou gruyère. Tilsit: queijo alemão firme, de coloração dourada, gosto acre e levemente ácido. Para fazer fondue precisa ser misturado com queijo de sabor mais suave.