Receba os convidados!... e deixe os detalhes por nossa conta!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Receita de Fondue...basica!


   difícil não gostar de fondue de queijo, certo? Aquele pãozinho torrado, a consistência do queijo... Mas prepará-lo, usando as receitas tradicionais, exige algum empenho e cuidado: não é difícil transformar tudo numa grande bola de queijo. Sem contar que o valor, dependendo dos queijos empregados, pode ficar meio “salgado” demais.
Aqui vai uma receita bastante simples de fondue, que bolei para uma reunião de amigos. Apenas 10 minutinhos de preparo, sem nenhuma dificuldade, e um preço bem interessante.
Rendimento:
Duas pessoas, bem servido.
Ingredientes:
- 2 copos de requeijão (200gr / copo) comum, não light;
- 200gr de Gruyere;
- 1 dente de alho;
- 1 pão italiano grande ou um pacote de bisnaguinhas.
Preparo:
Rale todo o queijo num ralador grosso e coloque numa panela qualquer, de preferência antiaderente, e acrescente o requeijão. Coloque também o alho, descascado, inteiro. Aqueça em fogo médio, e misture até ficar uma massa homogênea, cuidando para nunca levantar fervura. Retire o alho de dentro da panela e está pronto!
Caso você não vá utilizar um rechaud para manter aquecido, recomendo o uso de uma panela grossa, de vidro, barro ou aquelas antigas de ferro fundido, pois estas conservarão a temperatura por mais tempo. À medida que o fondue esfria ele se torna mais espesso...
 
Viu como é simples? Com essa proporção de queijo / requeijão, a consistência irá ficar perfeita. Você pode também experimentar outros queijos, no entanto, dependendo da cura do queijo escolhido a consistência talvez não fique ideal, neste caso, basta acrescentar mais queijo, para engrossar, ou uma colherzinha de sopa de conhaque, para diluir. Vinho branco também pode ser usado, 100 ml tem um resultado similar a uma colher de sopa de conhaque, no entanto, com mais sabor.
Para molhar no fondue, o mais clássico é usar pão italiano, basta cortá-lo em cubos. Se preferir, ou se não encontrar pão italiano, aquelas bisnaguinhas de pacote ficam muito boas também! Basta cortá-las em fatias, dispor numa assadeira com um fio de azeite e – opcionalmente – orégano e colocar por cinco minutos no forno já pré-aquecido na máxima temperatura ou até dourar.
Coisa linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário