Receba os convidados!... e deixe os detalhes por nossa conta!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Estilo - Um copo para cada bebida!

Copo não é tudo igual!
Cada um serve para um tipo específico de bebida, para que ela possa ser apreciada adequadamente.
O tamanho, o formato, a espessura, mais bojudo, mais estreito, haste alta, haste baixa… Enfim, o desenho de cada copo é feito, em princípio, sob medida para o tipo de bebida que nele será servido. O ideal é que se respeite estas características e que cada bebida seja servida naquele copo que seja o apropriado, que valorize as particularidades desta bebida, realçando as suas qualidades. Entretanto, como heresia em bar termina onde começa o gosto pessoal de cada um, não será nem um pecado mortal lançar mão da criatividade, ousadia e diversão para se quebrar alguns mandamentos do manual, seja lá qual for.
Seguem abaixo:
Copo Americano : conhecido como copo popular. Servido para tomar cerveja em bares populares e padarias.
Baloon, Brandy Snifter ou Copo de Conhaque : o nome é uma alusão ao ato de se inalar aromas do conhaque e outros brandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta (ou não tem) e o bojo arredondado de modo que a palma da mão possa aquecer o copo e assim desprender o aroma. Atualmente os brandies também podem ser consumidos com gelo, já comum nos Estados Unidos. Neste caso, o copo mais apropriado seria um On-the-Rocks.
Caneca de Chopp : as mugs disputam com as tulipas a preferência dos bebedores de chopp. Muitas vezes são armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizando principalmente em festivais.

Coquetel ou Martini : a tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silhueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássico. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. Triangular e pequeno, já que a bebida de seu interior não pode ser ingerida em grandes doses.

Coffee Mug : também chamado de toddy ou caneca para hot drinks. É usada especificamente para coquetéis quentes.
Cordial, Pony ou Cálice de Licor : servido após as refeições, dada sua ação reconhecida digestiva, pede um copo pequeno que receba apenas alguns goles da bebida, que é sempre bem doce. prediletos da clientela que gosta dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos.
Flute : esta taça alta, fina e elegante, que tem o formato parecido com o de uma flauta, substitui a antiga taça de champagne justamente por reter por mais tempo a efervescência da bebida. Os vinhos espumantes também são servidos no mesmo tipo de taça.

Highball : é o tradicional copo long drink. Para servir bebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo, água, refrigerante ou suco. Os mais esguios são chamados de collins.
Hurricane : feito sob medida para servir coquetéis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decorações e pode ser substituído pelo baloon, em algumas situações.
Margarita : específico para servir o coquetel do seu nome, principalmente se for frozen. Em alguns copos a haste tem o formato de um cacto.
Old Fashioned : clássico para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para coquetéis.
On-the-Rocks : também conhecido como double-old-fashioned. Tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome.
Em geral, de 350 ml.
Pilsener ou Copo de Cerveja : semelhante ao copo tulipa, no entanto mais alto e com design mais sofisticado. Com base curta para evitar que a bebida esquente.
Rocks : variação do on-the-rocks e old-fashioned. Têm se popularizado no país com a proliferação de redes de restaurantes americanos.

Sherry : o mesmo que xerez. Copo usado para servir vinhos fortificados. Além do xerez, o madeira e o vinho do porto. Também pode substituir o copo do tipo cordial para servir licores ou ainda grappa.
Shot : típico copo de cowboy americano e é também chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas também pode-se prepara coquetéis em camadas neste pequeno copo. O seu similar brasileiro é o copo de pinga, muito popular em cachaçarias, botecos e padarias.
Tulipa : este copo e a caneca são a preferência para se beber chopp. Muito popular no Brasil, é encontrada em quase todos os bares.
Tumbler : chamado de cooler, é o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras ou coquetéis refrescantes com misturas de sucos, água ou refrigerantes. Pode ser substituído pelo highball.
Vinho : Tinto, branco, bordeaux, bourgogne, chianti, rosé, beaujolais. A variedade de copos para vinhos é quase proporcional à variedade de vinhos disponíveis. Exageros à parte, muitos especialistas sugerem que, principalmente para iniciantes, basta um tipo de copo para o serviço de vinhos, desde que observadas algumas “regras”. Cristal, fino, transparente, incolor, liso, haste longa e com abertura ligeiramente estreitada.
Vodka ou Steinhager : semelhante ao shot porém pouco mais alongado, é tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porém sem gelo, mas também pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário